A partir de 2022, a Editora Jaguatirica passa a contar com um Conselho Editorial, ao qual cabe:

a) a ciência e aprovação dos livros e obras a serem contratados e publicados pela Editora;

b) o acesso integral aos livros impressos e digitais publicados, exceto em caso de prévia rescisão contratual com o autor;

c) a participação em eventos presenciais e online, no Brasil e no exterior, com prioridade no convite para a participação em mesas, apresentações e mediações;

d) o acesso às instalações comerciais da Editora, no Brasil, para eventuais necessidades de apoio e parcerias no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e da Editora Gato-Bravo, em Portugal, para as mesmas finalidades.

 

São os Conselheiros da Editora Jaguatirica nesta gestão, por ordem alfabética:

1. António Carlos Cortez: professor, poeta, crítico literário e ensaísta. Doutorando em Poéticas em Língua Portuguesa (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho - CEHUM). É colaborador permanente do Jornal de Letras (Portugal), onde assina a coluna quinzenal de crítica literária 'Palavra de Poesia' e colaborador permanente da revista Colóquio-Letras. Tem colaboração no jornal Público e escreve para revistas literárias brasileiras. É investigador do CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho) e consultor do Plano Nacional das Artes, responsável pela coordenação do volume 'Arte e Educação - uma antologia' (Imprensa Nacional). Tem mais de 15 livros de poesia publicados no Brasil e no exterior, além de livros de ensaio em Educação e Crítica Literária. Seus poemas são traduzidos para o castelhano, inglês, francês e italiano.

2. Edgard Leite Ferreira Neto: Subsecretário de Estado de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da Academia Brasileira de Filosofia (ABF), e membro titular do Conselho Superior da FAPERJ. É membro do International Scientific Committee, Cátedra de Estudos Globais, Universidade Aberta, Lisboa. Diretor executivo do Instituto Realitas. Doutor e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do Conselho Administrativo da Sociedade Internacional de Estudos Jesuítas (Paris). Professor Associado de História da UERJ e Adjunto IV da UNIRIO. Membro do Conselho Curador da UEZO, membro do Conselho Superior da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância (CECIERJ). Membro do Conselho Estadual de Arquivos (RJ), membro do Conselho Executivo do Centro de História e Cultura Judaica (CHCJ). Integrante dos grupos de pesquisa do CNPQ "Laboratório de Estudos da Consciência" e "Memória e culto na literatura bíblica". Pesquisador integrado ao Projeto Pombalia, (CLEPUL- Universidade de Lisboa) Dedica-se a estudos de História, FIlosofia, Metafísica e Teologia. Possui 41 livros publicados, entre autoria exclusiva (16), capítulos (20) e organização (5).

3. Katia Gerlach: graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Direito Internacional Privado pela Universidade de Londres e pela NYU School of Law. Professora de Direito na Fundação Getúlio Vargas. Integrou o corpo docente da Universidad Desconocida do Brooklyn sob a reitoria de Enrique Villa-Matas. Participação no Disquiet International Program em Lisboa através de estipêndio pela Fundação Luso-Americana, FLAD. Agraciada pelo programa da New York Foundation for the Arts, Artes Literárias. Publica em La Cause Littéraire, Curious Fiction, Words without Borders, São Paulo Review, Jornal Rascunho e Revista Cenas (Centro Cultural Raimundo Carrero). Colunista da Philos – Revista de Literatura da União Latina. Publica livros desde 2009, tendo participado e organizado diversas antologias e coletâneas. Recebeu o prêmio Escritora Sem Fronteiras no festival literário Flipoços em 2018. Em 2020, foi a escritora convidada para o IX Encontro de Língua Portuguesa organizado pela UMass Boston e Instituto Camões. Escritora convidada pela West Point Academy e Columbia University.

4. Luiz Carlos Ramiro Júnior: graduado em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) e Direito (UFF). Mestre e Doutor em Ciência Política (IESP-UERJ), com bolsas da Capes e do CNPq, respectivamente. Professor no Tecnólogo em Segurança Pública e Social (UFF/CEDERJ) (2014-2021), como Tutor e Co-Coordenador. Professor temporário da faculdade de Direito da UNEMAT (2019, 2020 e 2021). Professor substituto do Departamento de Ciência Política da UFRJ (2014) e Professor visitante na FIOCRUZ (2015). Intercambista na Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade de Paris X - Nanterre. Partícipe de grupos de pesquisa em pensamento político brasileiro e teoria política - BEEMOTE (IESP-UERJ), e fez parte de grupo na área de Segurança Pública e Defesa - LEPDESP (IESP-UERJ e ESG). Pesquisador-Visitante no Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte (Frankfurt am Main, 2015). Possui inúmeros livros, capítulos e artigos publicados. Em 2022 foi nomeado Presidente da Fundação Biblioteca Nacional. 

5. Mara Bergamaschi: graduada Doutora em Educação e licenciatura em História. Realizou Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas, SP (UNICAMP). É professora na Faculdade de Educação da UFRGS, onde atua como professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando Mestrado e Doutorado na área de Educação Indígena e Ensino de História. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) 'Peabiru: Educação ameríndia e interculturalidade'. Integra a coordenação da Rede Saberes Indígenas na Escola - Núcleo UFRGS. Organizou e publicou artigos e livros sobre Educação Indígena e Ensino de História, tendo experiência nestas áreas, com pesquisas sobre educação guarani, educação escolar indígena e a temática indígena na escola.

6. Marcelo Moraes Caetano: psicanalista, professor adjunto de Língua Portuguesa e Filologia Românica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro efetivo da Academia Brasileira de Filologia (cadeira 38), do PEN Clube do Brasil (Rio-Londres), da Académie des Arts, Sciences et Lettres de Paris, da Academía de Letras y Artes de Chile, e de outras instituições culturais no Brasil e no exterior. Foi professor adjunto do CAp-UERJ (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira). É autor de mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior. Suas obras já foram premiadas pela ONU, Unesco, Academia Brasileira de Letras e universidades no Brasil e no exterior, como PUC-Rio, UFRJ, Kendall College Chicago, Laureate International Universities, Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Nacional. Em 2011, recebeu a Médaille e a Comenda de Vermeil de Paris. É roteirista, gramático, autor de gramáticas normativas, e pianista clássico com prêmios internacionais (vencedor do Concurso Internacional Solistas Instrumentistas Ciudad de Cordoba, 1989; 2. lugar do Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica de Viena, Áustria, 2010, entre outros) desde os 14 anos de idade, realizando, desde então, recitais nas Américas e na Europa. É tradutor de inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, latim e grego, estudioso das filologias russa, mandarim e galega.

7. Melina Galete: Doutora em Literatura pela Universidade de Évora, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS, 2021). Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Portugueses pela Universidade de Aveiro (2015). Graduada em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013). Publicou livros e diversos artigos em revistas especializadas em Letras e Literatura.

8. Paula Cajaty (presidente): escritora e editora, é graduada em Direito (UNI-RIO, 1996), com especialização em Direito Civil e Processual Civil (2002). Publicou 'Afrodite in verso' e 'Sexo, tempo e poesia' (2008 e 2010), 'Guia essencial de autores iniciantes', Partiu Portugal: o guia essencial para estudantes (2018) e 'Enquanto você não olha' (2020),  e participou nas coletâneas 'Mundo Mundano' 1 e 2 (Prólogo Editorial), 'A polêmica vida do amor' e 'Encontros na Estação' (Oito e Meio, 2011 e 2013), 'Amar Verbo Atemporal' (Rocco, 2012), 'Grandes Histórias da Bíblia' (Seleções, 2014), entre outras colaborações. Como CEO da Jaguatirica (@editorajaguatirica / Rio de Janeiro) e da Gato-Bravo (@editoragatobravo / Lisboa) produziu e gerencia um catálogo de mais de 600 títulos, entre impressos, ebooks e audiobooks. Coordena demandas de agenciamento, consultoria em projetos e serviços editoriais na Bookxpress (@_bookxpress). Diretora da LIBRE - Liga Brasileira de Editoras, já apresentou livros e projetos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa, Óbidos, Frankfurt, Berlim, Londres, Buenos Aires, Bogotá, Abu-Dhabi (UAE) e em Tai'an, na China.

 

Parceiros comerciais da Editora Jaguatirica: